São espíritos que adotam a aparência infantil como vestimenta de trabalho. Apesar disto, carregam grande sabedoria, pois são espíritos antigos. Concentram-se nesta falange espíritos das mais variadas idades, raças e nacionalidades. Representam a pureza, o amor simples e desinteressado, a alegria, a beleza.
Tem a função de proteger a infância, assistem o namoro e o enlace do casal, acompanham a gestação e o crescimento dos filhos. Conseguem harmonizar qualquer ambiente perturbado, deixando as pessoas mais calmas.
Não fazem uso de fumo ou bebida alcoólica de qualquer espécie. De modo algum fazem uso de palavras chulas ou são sensuais.
Costumam distribuir frutas ou doces como forma de passe. Gostam de usar brinquedos, chapéus, fitas enquanto incorporados. É raro, mas podem alguns apresentar defeitos físicos de acordo com o orixá a que pertençam ou como lembrança reencarnatória.
Apesar da aparência frágil e modos irreverentes, são entidades de muita responsabilidade, sabedoria e adiantamento espiritual. Em suas oferendas recebem: flores, frutas, doces, água com açúcar, guaraná, etc.
Sua Saudação é: Oni Beji! Oni Bejada!