Graças a Deus.
Que a paz de Nosso Senhor Jesus Cristo esteja com todos nesta tarde em que se reúnem em nome de Deus, em que se reúnem em nome de Jesus, um dos profetas mais falados em vosso mundo. O nome mais pronunciado em todo vosso orbe, tamanha a força de sua presença e de sua palavra que deixou a promessa de que cada vez que pessoas se reunissem em seu nome, significando que estariam reverenciando e estudando e agindo conforme as suas orientações, que ele estaria presente.
Isto significa que honramos e perpetuamos a imagem, o trabalho de alguém a cada vez que pronunciamos o seu nome, a cada vez que reverenciamos a sua memória, a cada vez que seguimos os passos de orientação que esta pessoa deixou. Seja a figura do Jesus, o Cristo, sejam antepassados, nossos, pais, mães, irmãos, todos que nos antecederam na jornada de volta ao mundo espiritual ou mesmo aqueles que não fazem mais parte de nossa convivência, mas que deixaram um legado, um aprendizado. A cada vez que uma pessoa é lembrada, que seu nome é honrado, a cada vez que seus feitos são reverenciados e buscamos imitá-los, estamos perpetuando sua imagem e Jesus é um dos nomes mais repetidos em vosso mundo. Isso porque sua presença irradiava tamanha força que atraia para si pelo simples olhar, pelo seu carisma, seguidores e também pelas verdades que trazia de forma tão clara e tão simples. Porque muitas vezes o ser humano reconhece a verdade e com ela se sintoniza, mas a sua verbalização nem sempre é clara.
Então é preciso que consigamos, que eduquemos o nosso verbo para que ele possa servir ao nosso pensamento, para que possamos deixar no mundo as mensagens que precisamos e também ao mesmo tempo analisarmos quais mensagens, quais marcas estamos deixando no mundo, para que então ao sermos honrados em nossa memória tenhamos vibrações harmoniosas a reverberarem junto conosco e nos impulsionarem para a eternidade tranquila.
Animais deixam rastros por onde passam. Animais marcam seu território, animais deixam suas marcas no mundo. Cabe ao homem que sai da animalidade, que busca a humanidade, a angelitude, seguir deixando marcas também, mas não mais marcas de violência, de egoísmo, de ignorância, de falta de fraternidade. As marcas que o homem precisa deixar são as marcas do pensamento voltado para o bem. As marcas da sua cultura e lembrando que a cultura é tudo aquilo que o povo cria e perpetua. Então que possa ser um legado harmonioso e orientador. Precisamos entender que tudo na vida tem um propósito. Animais cumprem seu propósito servindo a natureza dentro da cadeia alimentar,servindo ao equilíbrio do planeta e cabe ao homem seguir criando, perpetuando de maneira saudável a cultura e servindo a natureza também para que ele mesmo cumpra o seu papel de organizador do mundo, de ser pensante com capacidade complexa para que possa esse fazer de sua inteligência e sua maquina biológica aquela que serve ao seu espírito,fazer com que ele sirva a sua inteligência.
Queremos dizer que não existe inutilidade no mundo criado por Deus, como não existe inutilidade em nada onde Deus habita e que Deus perpetua-se e expande-se em todo universo. Não existe vácuo, porque tudo é preenchido pelo próprio Deus, que é todo justiça, que é todo amor, que é todo bondade e as leis que regem o universo não são todas conhecidas pelo homem, porque o homem ainda não as compreende. A cada vez que não entendemos algo que acontece, não é porque é um milagre; é porque não compreendemos ainda a lei que o rege. Da mesma forma precisamos entender que não existe inutilidade. Toda criatura serve a Deus. Todos os acontecimentos servem a Deus. Mesmo que não entendamos, muitas vezes chamamos de injustiça ou de maldade, tudo ocorre com a permissão de Deus fazendo-se presente e aguardando que a criatura se sensibilize e perceba a inexorável lei da ação e reação agindo na busca da nossa reeducação.
Então que o ser humano possa ser capaz de servir e de entender e saber que tudo tem um propósito e que cada um tem sua função. Se aos animais cumpre a eles o equilíbrio da natureza, cabe ao homem compreender qual é o seu papel. Que possam então médicos entenderem que seu papel é buscar a saúde, é lutar contra a enfermidade dentro do amor. Que possa o legislador entender que o seu papel é aplicar a lei com amor; que possam os professores entenderem que seu papel é transmitir ensinamentos com amor; que possam pais entenderem que seu papel e criar criaturas que possam habitar o mundo com mais amor. E assim cada um vai cumprindo o seu papel e deixa de se sentir inútil; deixa de se sentir afastado de tudo aquilo que pode ser considerável agradável aos olhos de Deus. Se querem agradar a Deus sejam úteis, busquem a utilidade que têm porque não existe inutilidade na obra do criador. Também não existe injustiça, tudo que acontece é para nosso crescimento.
Com esse conhecimento alimentamos a nossa fé buscando ser a fé que tem obras, que constrói, entende e que aceita na medida em que se transforma e se transforma entendendo que o nosso papel é o de sermos grãos de areia num enorme deserto. O deserto inteiro é Deus. Somos todos pertencentes a ele. Nada existe fora dele. Então uma vez dentro dele para vivermos em harmonia, que busquemos conhecer as suas leis e a principal e a que tudo permeia é a lei da aceitação, do acolhimento e do amor.
Graças a Deus.