Sessão de Caboclos do dia 26 de setembro de 2015. Homenagem a Beijada


Mensagem do Caboclo Sete Flechas em sessão de Caboclos do dia 26 de setembro de 2015. Homenagem a Beijada

Graças a Deus filhos. Que a paz de Nosso Senhor Jesus Cristo esteja com todos nesta tarde.

Hoje especificamente uma tarde festiva, onde os filhos buscam louvar as figuras católicas de São Cosme e São Damião e em paralelo a Umbanda cultua os orixás gêmeos em sintonia com a duplicidade dos irmãos médico da cultura católica; e na cultura africana os gêmeos simbolizando muita alegria, muita fartura como é sinal do nascimento de duas crianças em uma só gestação.

Cultua-se Ibeji através da figura infantil simbolizando todas as possibilidades que o ser humano tem dentro de si. O ser humano, em sua origem, não é nem bom nem mal e é a sua forma de reagir às várias situações que experimenta no mundo; aliada à bagagem que traz de outras existências é que comporá sua índole; se uma índole para o bem ou uma índole não tão boa e doentia, mas ainda assim capaz de recuperação porque toda criatura de Deus tende à angelitude mesmo que insista em estagiar na sombra por algum tempo, o cansaço que a maldade propicia faz com que o ser humano busque o bem, que busque ser útil para tornar-se mais leve. Com o tempo, com a experiência o espírito percebe que o único caminho para sentir-se melhor é o caminho do perdão, é o caminho do trabalho, é o caminho que vos isenta das dores e este é sempre o caminho que buscam ao se conhecerem, que buscam ao se perdoarem, que buscam ao fazerem ligações emocionais sadias. É este o caminho para vossa felicidade.

Cultuamos no dia de hoje São Cosme e São Damião que foram médicos e simbolizam o trabalho de doação ao ser humano. São Cosme e São Damião são os padroeiros dos enfermeiros; profissão que por si significa doação, significa curar, atender, significa não a satisfação de desejos infantis, mas o tratamento e melhora dos enfermos. Vamos estender o termo “enfermos” aos necessitados de carinho e de atenção; às crianças que necessitam de pais para crescerem de forma sadia. Que possamos no dia de hoje vibrar com a alegria das crianças, mas também vibrar com o compromisso assumido perante cada pessoa que cruza nossa existência. Pais que tem filhos não o são apenas para prover com o alimento que é importante para a manutenção do corpo, mas principalmente alimentar a criança com valores morais sólidos que farão crescer em adultos saudáveis espiritual e moralmente, pois é do exemplo que se tem dentro de casa, é do exemplo de figuras importantes como pai, mãe, padrinhos, avós, professores; qualquer figura de autoridade na vida de uma criança é responsável por sua formação, por faze-la introjetar valores e verdades que façam delas adultos sadios. As crianças crescerão e carregarão consigo tudo aquilo que lhes é insuflado moralmente. É necessária a educação religiosa, é necessária a educação moral, é necessária a educação formal, é necessário insuflar na criança o bem estar, pois assim como as pessoas de bem envelhecem; canalhas também envelhecem; então é importante que os filhos façam com que quem envelheça sejam as pessoas de bem, pessoas que possam melhorar o mundo de vocês.

Quando se cria uma criança não se cria para si; cria-se para o mundo. Criem vossos filhos com desprendimento, com a sabedoria de que os filhos não lhes pertencem, mas pertencem a si mesmos e ao mundo que comporão quando estiverem nele trabalhando e fazendo dele um lugar melhor. Que possam abraçar a responsabilidade de cuidar do outro sabendo que ninguém pertence a ninguém. Vossos filhos estão temporariamente na condição de vossos filhos para que façam deles pessoas de bem.

Podemos estender tudo isto para qualquer pessoa que cruze nosso caminho. Médiuns que atuam como disseminadores da boa palavra, em suas consultas, em seus passes; pregadores, qualquer religioso, que possam mirar-se no exemplo de São Cosme e São Damião atuando no tratamento dos males da alma, nos males do espírito, nos vícios, orientando pecadores para que possam ser reabilitados cada um ao seu tempo, cada um à sua forma, mas sempre lhes educando e insuflando o que neles há de melhor. Que possamos usar nossos dons não para apontar defeitos, mas para trazer o que de bom há em cada ser humano; Jesus fez de doze homens brutos doutores de sua palavra. Assim é qualquer ser humano com amor no coração; pode resgatar seu semelhante e tirar dele o melhor que ele tem.

Que assim possamos estender tudo isto para nossa casa, para onde habitamos, onde vivemos. Tendemos a ser mais pacientes com os companheiros do trabalho, com quem não convivemos toda a vida, é fácil perdoar e ser simpático com quem não dormimos. Que saibamos atender e curar os males dos companheiros de jornada; perdoar os pais, o esposo, a esposa, o filho, o irmão, a sogra, a nora, o vizinho. Só assim nos libertamos das dores que vamos acumulando voluntariamente.

Somente o perdão vos libertará, somente a caridade vos fará fortes, somente a fé em si vos fará pessoas melhores. Que a partir de hoje, a exemplo de São Cosme e São Damião, possam se doar insistentemente, voluntariamente, desprendida mente, pois é isto que o mundo espera de pessoas de bem. Homens de bem e mulheres de bem não olham para o próprio umbigo, olham para o outro buscando nele o melhor que ele tem.

Graças a Deus.