Mensagem do Caboclo Sete Flechas em sessão de Caboclos do dia 23 de abril de 2016. Homenagem a Ogum e comemoração de 41 anos de fundação do CEJV.
Graças a Deus, que a paz de Nosso Senhor Jesus Cristo esteja com todos nesta tarde.
Possam estar em sintonia com tudo que se derrama sobre nós desde o momento em que se colocaram à disposição do servir. Servir ao bem, servir ao progresso e ao crescimento, pois há também a opção de servir ao que não é justo, ao que não é belo, ao que vos embaraça o progresso. Que sejamos responsáveis pelo nosso bem estar; que o ser humano que é regido por um princípio que busca a alegria e o prazer, possa perceber que não há prazer maior para um espírito endividado do que o servir. Somente percebendo quando utiliza seu tempo na cicatrização das suas feridas morais é que pode dar prosseguimento saudável à sua existência, posto que o prazer sem frutos sadios e utilizáveis é puro desgaste de tempo e entrega à inutilidade da mente vazia.
Que possam utilizar vosso tempo em seu benefício na medida em que beneficiam o vosso semelhante, seja ele quem for, porque o semelhante a ser servido não se deve escolher de acordo com laços sanguíneos, afinidades de atividades ou com troca de moeda emocional; que possa o vosso semelhante ser toda criatura que, ao depender de vós, sabeis que podeis fazer com que ela se transforme também em seres humanos melhores e, não raro, estas criaturas são as que mais vos dão trabalho na existência. São justamente aquelas que vos testam a paciência, o amor próprio, a beleza interior. É muito fácil doar-se a quem se gosta. É importante dedicar tempo e amor, também, àqueles que nos fazem pensar duas, três, quatro seja quantas vezes forem necessárias para sermos úteis, saudáveis e assertivos sem que isto signifique que devamos estar sempre à disposição de sermos mal tratados e espezinhados. Para tudo existe um limite, mas que reconheçamos o limite que temos, o limite que devemos impor e que possamos sempre, se não pudermos dar amor, que sejamos dignos de dar exemplo, pois somente a postura correta faz com que sejam dignos de serem apreciados, buscados para serem conselheiros, serem formadores de opinião, de pessoas que vos buscam porque veem em vocês a fortaleza moral e a experiência necessária para serem guias de pessoas necessitadas.
Pais pensem nesta grande responsabilidade;
Chefes de equipes pensem nesta responsabilidade;
Sacerdotes pensem nesta responsabilidade;
Médiuns pensem nesta responsabilidade;
Seres humanos, independente de vossa posição na hierarquia de onde quer que estejam, da família, do trabalho, do templo, pensem nesta responsabilidade.
É responsabilidade do ser humano tornar-se exemplo para que possa servir bem, ou passará o tempo na Terra tão somente acumulando mágoas e perdas de tempo.
Se vos é dito que o mundo é uma escola; se o mundo Terra está, na escala dos mundos, na segunda posição; se é um mundo de regeneração, é aqui que estamos aprendendo; e se estamos aprendendo é melhor mudarmos nossa postura, pois quem tudo sabe não necessita de mais nada. Que o ser humano se coloque na posição de aprendiz, do aprendiz que aprende enquanto faz, do aprendiz que quer saber mais para melhor servir. Que possamos aproveitar cada momento que a vida nos dá para fazer deste momento um momento feliz, independente se é um momento de dor, se é um momento de tristeza e até de ira; que qualquer momento seja feliz na medida em que nos dá a felicidade do auto conhecimento.
É importante que o ser humano conheça a si para trilhar no mundo de maneira em que possa realmente progredir. Se o ser humano quer saber qual é a sua missão no mundo; observe as experiências que a vida lhe traz diariamente a cada momento; ali está a sua escola, ali está a sua aula. Percebam os pensamentos que vos assolam a mente nos momentos do ócio, nos momentos em que estão sozinhos, nos momentos em que estão consigo mesmos e então podem ser quem realmente são. É aí que está o vosso aprendizado, é neste momento em que o vosso vício aparece, é neste momento em que aparecem os traumas e dramas da alma que necessita crescer. É neste momento que devem buscar a oração assertiva para que tenham esclarecimento. Que todos os vossos vícios possam ser experimentados para verem até que ponto vos fazem bem, até que ponto vos fazem ser seres humanos melhores, pois aí não serão mais vícios e sim virtudes. Se são virtudes porque as vivem no sigilo e na clandestinidade? Percebam que as ações tecem o teor de vossa vibração e que as ações tecem o teor de vossas companhias.
Que o ser humano seja responsável pela sua capacidade de atração de felicidade ou de infelicidade, não culpando a mais ninguém a não ser a si mesmo pela vida que tem.
Que o ser humano possa libertar-se. Que Ogum lhe dê a sabedoria para perceber quais são as suas correntes e quais são as estradas que devem percorrer.
Que Logunedé traga a vocês a inocência sábia que percebe em cada ser humano obras de arte a serem construídas. Que o bom gosto e a beleza, voltados ao mundo espiritual e à moral, possam derramar-se em vocês e que possam fazer de vossa experiência na Terra uma experiência que realmente façam valer a pena.
Graças a Deus.