Mensagem do caboclo Sete Montanhas em sessão de Descarga do dia 03 de Fevereiro de 2018.
Graças a Deus.
Que a paz de Nosso Senhor Jesus Cristo, já presente desde o inicio desde dia, permaneça viva em nossas atividades; que os filhos possam estar sempre em sintonia com Ele e com isso encontrarem as soluções para tudo aquilo que se vos apresenta. A confiança em Jesus vos fortalece, mas principalmente a atividade com Jesus vos dá a certeza de vosso trilhar.
Hoje é nossa primeira reunião de Descarga do ano, a cada Descarga filhos vem buscar renovação na energia da casa e ter também o alinhamento de disciplina e de tudo que é necessário para o funcionamento da casa. Nesta primeira reunião de Descarga do ano, vos dizemos que pouca coisa muda no seu exterior, mas internamente com muito mais intensidade, esperamos que filhos se dediquem ao próprio aprimoramento. Antes de darmos diretrizes das exigências aos filhos, é importante que os próprios filhos reconheçam as armas que têm para que possam com elas fazer o melhor que podem. A espiritualidade sempre espera o melhor de filhos, mas também é importante que filhos saibam que o melhor que filhos podem dar será sempre algo além do que filhos já estão dando. Então é importante perceber que quando se confia, quando se acredita, quando se dedica, sempre há algo mais a ser feito.
Quando Jesus perguntou a Pedro por 3 vezes se o amava e ele respondia sempre que sim o amava; Jesus dizia: Apascenta as minhas ovelhas. Da mesma forma a espiritualidade hoje vem vos perguntar o quanto estão aptos para exercitarem o vosso amor em vossas tarefas, em vossas diretrizes de vida mediúnica com a casa religiosa de vocês? O quanto amam aquilo que fazem e filhos sempre vão dizer que sim, que amam, tal qual quando D. Molambo pergunta: quem quer dar o primeiro passo? Filhos sempre dão. Seja impulsionados pelo todo ou com sinceridade, seja qual for o motivo, a resposta é sempre um sim. E também hoje dizemos: se nos amam então apascentem as nossas ovelhas. Apascentem, cuidem. O apascentar vai muito além do que o simplesmente olhar. Esse apascentar requer um trato, um carinho, um cuidado, uma responsabilidade. E é isso que vimos conclamar todos os filhos hoje para apascentarem as responsabilidades, tudo aquilo que está no nosso programa, para que filhos com esse envolvimento cresçam ainda mais e se fortaleçam. Porque esse apascentar é o exercitar do amor e da responsabilidade. Tal qual quem ama, ama também o ônus e não somente o bônus, é a isso que vos conclamamos.
São Paolo nos diz que o amor tudo perdoa e tudo pode. Aquele que faz aquilo que ama, sabe exatamente as dificuldades, as idiossincrasias. E com tudo isso por amor a sua função, pelo amor aos seus objetivos, vai não só suportando, mas transformando, apascentando tudo aquilo que o rodeia. Seja um irmão de corrente necessitado, seja um consulente, seja qualquer pessoa que de se aproxime e de vosso cuidado necessite.
Apascentem, porque em um ano regido pela luta de Ogum e Iansã, a luta não é só a espada e o grito, a luta é principalmente o cuidar. É a isso que vos conclamamos; a luta pelo amor, pela pacificação, pela doutrina, pelo crescimento. Que tudo isso seja vosso alicerce, vossa diretriz para todo o ano que se inicia.
Graças a Deus.
Mensagem de D. Molambo em sessão de Descarga do dia 03 de Fevereiro de 2018.
Retornamos a mais um exercício e todo exercício fortalece. Mas fortalece aquilo que queremos que seja exercitado, quando damos atenção aquilo que precisamos dar. Que nosso trabalho seja, como já vos foi dito, cheio de responsabilidade, de amor, de tranqüilidade, e se as novidades se renovam, que possamos todos esperar nada mais do que aquilo que precisamos fazer. Muitas vezes esperamos que uma entidade traga uma revelação, uma receita do bem viver. Porém essa receita já foi dada a mais de 2000 anos. Muda-se a linguagem, mas a base é a mesma.
À nossa palavra de ordem este ano, além da coragem, Molambo quer inserir o perdão. Principalmente o perdão a si, o auto-perdão. Que possamos fazer o saneamento de todas as nossas emoções, olhar com carinho tudo aquilo que temos. Valorizarmos nosso passado e tudo o que vivemos, toda trilha que caminhamos e agradecer porque tudo que fizemos, tudo que vivenciamos, todas as escolhas que fizemos nos trouxeram até o dia de hoje, até este momento aqui juntos.
Então que possamos agradecer sempre. Agradecer mais, pedir menos, ser mais leves e dar aos Exus a leveza que eles necessitam para o trabalho que têm a realizar. Cada vez que um médium se traveste de um Exu cheio de vícios e contorcionismos, ele polui todo trabalho que o Exu necessita realizar. É comum que o médium capte de seu Exu ou de sua Pombagira, o lado mais animalizado do ser humano. Então percebe suas dores, seus vícios, mas precisamos olhar mais para o que o Exu tem de bom a trazer, para que possamos fazer dele um trabalhador eficaz nos trabalhos e não só o papel de um limpador, não ser só aquele que está ali para limpar aquilo que o médium fez questão de sujar. Então que sejamos nós cooperadores da espiritualidade, fazendo nossa higiene intima e permitindo que estas entidades também nos presenteiem com o que há de seu conhecimento e de sua sabedoria.
Só quero adicionar algo à vossa aula do início do dia quando se falou das figuras importantes. Não é só Caboclo Sete Montanhas, Sr. Sete Flechas, Molambo, que são importantes em nosso terreiro; cada entidade de cada médium é importante. É preciso que saibamos também tê-los como figuras de referencias e buscar neles o que eles têm de bom para que possamos então pensar com quem estamos nos associando, porque se dou a Exu um caráter vingativo, voluptuoso, excessivamente sexualizado ou debochado, também eu estou vou no mesmo caminho. Então é importante que eu dê a cada entidade o caráter benéfico que ela carrega, exercitá-lo e incentivá-lo para então nós também evoluirmos juntos com cada médium com o qual trabalhamos.
Graças a Deus.
Mensagem do Exu Malandro em sessão de Descarga do dia 03 de Fevereiro de 2018. Médium Lucas.
Graças a Deus, por esta oportunidade de estar aqui.
Como várias vezes já foi dito, é chegado o momento de começar realmente a entender a função, a missão, o por quê, para quê, mais do que buscar entender, colocar em prática tudo aquilo que vos é ensinado.
Filhos arrumam tempo para tudo, mas para buscar o conhecimento necessário? Filhos ouvem tudo o que acontece ao redor, menos aquilo que realmente é necessário ouvir para que a vida de vocês siga de uma forma não misteriosa, não superior, mas de uma forma saudável, de uma forma mais equilibrada. O equilíbrio que cada um precisa ter dentro de si.
Comecem a ouvir com o coração, afastem os maus pensamentos. Tudo que tem sido dito, tudo que a espiritualidade repete e que vocês estão cansados de ouvir, comecem a colocar em prática.
Então amigos, a palavra para vocês diante de tudo que vocês estão vivendo: se ouçam, abram o coração, unifiquem mente, coração e corpo e continuem acreditando, continuem tendo fé.
No início de tudo que foi dito aqui e se questionado realmente, o quanto estão dispostos, o quanto se amam, o quanto amam essa casa, o quanto estão satisfeitos com o trabalho que vocês estão aqui dispostos a fazer. O coração, usem o coração de vocês.
Tudo que eu tenho pra dizer: ser malandro é saber viver a vida.
Graças a Deus.
Mensagem transmitida em sessão de Descarga do dia 03 de Fevereiro de 2018 pela médium Roselene.
Graças a Deus.
Que possamos ter a humildade para pedir ajuda uns aos outros, para nossa melhora, para nossa evolução. A vida aqui na terra não é fácil, mas a fé, a fé que remove montanha, o acreditar no potencial que cada um tem é importante para seguirmos adiante com nosso trabalho.
Todos os filhos aqui da casa, hoje estão guardados numa proteção, mas todos nós temos o livre arbítrio de escolher o caminho que queremos seguir. Se mantivermos nossos pensamentos, nossas ações no bem; desse círculo de amor nós não sairemos, mas se nos afastarmos para o outro lado, nada podemos fazer. Então que filhos orem, vigiem, cuidem-se, respeitem-se.
Temos uma festa grandiosa[i]. Cuidado, respeito, cuidado com as palavras, com suas ações. Se assim o fizerem continuarão nesse circulo de proteção e de amor que aqui está.
A paz de nosso Senhor acompanhe todos os filhos.
[i] A entidade deve estar se referindo ao carnaval.