Graças a Deus.
Que a paz de Nosso Senhor Jesus Cristo esteja com todos nesta tarde, em que se reúnem em nome de Jesus, seguindo o exemplo dos primeiros cristãos.
Os cristãos originais, que se reuniam às escondidas nas catacumbas, sempre com a promessa de que cada vez que duas ou mais pessoas se reunissem em seu nome ele estaria presente, porque a cada vez que honramos alguém através da evocação da memória dos seus feitos, estamos perpetuando a sua imagem, a sua mensagem. A cada vez que nos reunimos em nome da caridade, que louvamos a presença de Jesus e o temos em cima dos nossos altares como a figura, o ícone, estamos seguindo o exemplo e dando ao mundo a mensagem de que este é o nosso emblema, mas tudo isso não basta para a consciência daquele que pratica o cristianismo.
Estes símbolos nos remetem àquilo que precisamos seguir e realizar, mas o símbolo por si não salva ninguém. Não basta pendurarmos no pescoço nossas guias, não basta termos em nossa casa figuras, imagens, ícones da santidade, que nada disso nos preserva do mal em si; mas nos lembram posturas que estas sim, repetidamente executadas nos mantém no caminho da retidão. Então a guia imantada e plena de axé do Orixá de Ogum não vos protegerá, por si só, do mal que filhos canalizam quando maldizem o próximo, quando guardam uma mágoa, quando não aceitam os conselhos. A guia se torna inócua quando o que ela representa não se faz na ação do crente.
Então sejamos sim seguidores de Jesus, coloquemos a guia em nosso peito, penduremos as imagens em nossa casa, façamos a oração do Pai Nosso e assim com qualquer entidade e Orixá de nossa devoção, mas principalmente busquemos seguir os caminhos que eles trilharam para que então nossas ações nos levem àquilo que o seu símbolo promete. O símbolo por si não salva ninguém, mas quando seguimos o caminho que o símbolo aponta, ai sim estamos nos tornando mais em união e em sintonia com tudo aquilo que ele representa; e assim estaremos vivendo a nossa missão e assim estaremos fazendo o papel que nos cabe, enquanto influenciadores das opiniões e das ações; porque o ser humano, a todo momento, está sendo observado. Não pense, cada um aqui presente, que por serem quem são ninguém os observa e que ninguém será influenciado pela vossa ação, pelo vosso pensar. As mínimas coisas que qualquer ser humano faz repercutem no seu ambiente, na sua vida. E somos todos participantes, de uma engrenagem onde a nossa ação ou a nossa inércia reagem no tempo e no espaço e ecoam pela eternidade. Então é importante entendermos o nosso papel e buscarmos agir e preenche-lo com coerência, e assim estaremos cumprindo a nossa missão no mundo.
Somos sim cada um de nós lideres ao nosso modo. Sim; uma mãe é líder de seus filhos. Sim; um pai é líder de uma família, de tudo aquilo que ele comanda. Sim; somos lideres eventualmente, nos grupos dos quais participamos, quando temos um conhecimento, uma postura. Sim; somos lideres a cada vez que o momento assim exigir. Mas a liderança requer autoridade e autoridade não vem do cargo. A autoridade vem da postura, do conhecimento que se tenha e assim da sabedoria, da capacidade de transmitir segurança, certeza e respeito.
Então um líder não se forma da noite pro dia ou com uma simples divisa em seu peito. O líder se forma na sua vida, o líder se forma ao longo do tempo e segue sendo formado por tudo aquilo que ele vai praticando, porque a autoridade vem principalmente do servir e do saber amar aqueles que lhe servem porque, antes de ser servido, sabe servir; antecipa-se à necessidade do outro; conhece cada um naquilo que pode lhe oferecer e não espera recompensa e não exige reconhecimento, porque ele vem naturalmente. O líder, ele é natural.
Então que saibamos conquistar a nossa presença no mundo com o natural ser humano que perdoa, que vai e que vem, que erra e que acerta e que gosta de conviver com tudo que é diverso e que aprende com tudo isso e que, acima de tudo, distribui benefícios por onde passa, inclusive com o silêncio respeitoso.
Então que tenhamos a noção de nosso papel na nossa engrenagem onde quer que estejamos e que encontremos a felicidade na simplicidade, na doação singela de todo melhor que temos para dar e contribuir para o mundo.
Graças a Deus.