Graças a Deus.
Que a paz de Nosso Senhor Jesus Cristo esteja com todos nesta tarde em que se reúnem em nome de jesus e disse Jesus que toda vez que duas ou mais pessoas se reunissem sem seu nome que ele estaria presente e aqui estamos nós reunidos em nome de Jesus.
Também disse esse a seus discípulos: “Ide e pregai o evangelho a toda criatura, ressuscitai os mortos, curai os enfermos” e também disse a esses: “bem aventurados os que tem sede e fome de justiça porque serão saciados, bem aventurados os mansos porque herdarão a terra, bem aventurados os pacificadores porque serão chamados filhos de Deus”.
Toda a filosofia de Jesus passa pela adoração plena de significado, não a adoração vazia; passa pela adoração com ação e não pela adoração sequiosa de resultados. E alertamos a todos, aos vossos relacionamentos, sejam estes de amizades, sejam eles na fé, sejam esses onde quer que filhos se encontrem; os relacionamentos sólidos, saudáveis e perenes se dão pela abundância e não pela carência. Quando filhos transbordam de amor, quando filhos transbordam conhecimento, quando filhos transbordam tudo que há de bom, todos os valores saudáveis que um ser humano precisa ter para seguir sendo chamado de ser humano; quando filhos não precisam de ninguém que vos diga o que é certo, o que é justo; quando filhos amam a si tanto que esse amor transborda para o seu semelhante, filhos atraem filhos na mesma sintonia com o mesmo transbordamento de valores, de amor e de coisas boas e é isto que faz com que os relacionamentos saudáveis assim o sejam porque ninguém depende de ninguém; um alimenta o outro e segue sendo quem é independente do que está em volta, independente do tempo e do espaço.
Mas na medida em que filhos se afiliam a alguém, se afinizam com alguém, pedem a amizade de alguém em busca do que podem tirar dessa pessoa, isto não é amizade. Isto é obsessão ou comércio de emoções. Porque é preciso que o ser humano entenda que enquanto está sendo servido, enquanto a sua necessidade está sendo atendida esse será amigo do outro, mas no momento em que está saciado e que não mais precisa; este relacionamento se acaba pela pura falta de sintonia e de necessidade.
Então que filhos entendam que saúde nos relacionamentos quer dizer independência emocional, quer dizer capacidade de autoamor tanto que a própria pessoa satisfaz. Essa antes de ser amigo de alguém, ela tem que ser amiga de si própria, amar a si própria, conhecer a si própria e aí sim ela está no mundo servindo e amando e existindo com um ser humano pleno de amor, abundante em felicidade, em equilíbrio e em doação.
Assim é na fé, assim é na mediunidade, assim é no matrimonio, assim é na amizade, assim é em qualquer relacionamento humano saudável que seja. Pautem os vossos relacionamentos pela abundância e não pela carência, pela falta, pelo que podem receber ou dar a alguém.
Graças a Deus.