Mensagens Encerramentos dos trabalhos de 2016


Mensagem do Caboclo Sete Flechas em sessão de Boiadeiros do dia 09 de dezembro de 2016.

 Graças a Deus.

Que a paz de Nosso Senhor Jesus Cristo esteja com todos vocês.

Que todos os filhos, já imersos na sintonia com o mundo espiritual em nossa última reunião do ano, possam estar em sintonia abastecendo-se não só para o dia de hoje, mas para a semana vindoura, para esse tempo de afastamento físico da casa e da espiritualidade através da incorporação.

O ser humano desenvolve a dependência, de ouvir o toque do tambor, de ouvir as músicas, ver a dança, ver a entidade incorporando, ter contato material com a religiosidade. Tudo isso é visto com muito respeito pela espiritualidade, porque é demonstração de vosso interesse e de vossa vontade de crescimento, mas o crescimento não é só isso. O crescimento demanda ir além dessa sintonia puramente anímica. O crescimento, o amadurecimento, exige de vós a capacidade de sintonia independente do ritual, independente da casa religiosa, independente do sacerdote ou de uma entidade.

É importante que o ser humano se perceba, se compreenda, se entenda, se aceite como ele mesmo sendo um instrumento e um pedaço de Deus na terra.  Mas pra isso é necessário desenvolver, aprimorar, abrir o caminho para essa divindade adormecida dentro de cada um e tudo isso se faz através de exercícios. Não exercícios filosóficos, não exercícios de sacrifícios ou mágicos, que auguram títulos e nomes que muitas vezes nem sabem pronunciar, mas é o exercício simples da vossa humanidade, é o exercício simples de ser quem se é. Esse é o exercício de buscar o melhor que há em si, porém o melhor que há em si exige abrir mão de posturas egoístas, de vícios, de melindres, de tudo isso que ainda jaz em vocês.

Então é importante perceber que não é difícil encontrar Deus dentro de si, basta que se permita que Deus venha de dentro de si com a busca de melhores sentimentos, com a busca de aplacar a animalidade que está dentro de vós. A animalidade não está só naquele que está na rua empunhando uma arma, a animalidade não está só naquele que assassina e que mata, que bate, que faz maldades atrozes. A animalidade está principalmente nos sentimentos de posse, nos sentimentos de mesquinhez, no egoísmo, na vaidade, na incapacidade de perdoar. É importante perceber que todo ser humano tem essa faceta, mas nem todos têm a coragem de assumi-la para poder enfrentá-la e para poder modificá-la.

O amadurecimento vos faz ver que o tempo é perecível, o amadurecimento vos faz entender que o tempo é uma força indomável e ao mesmo tempo igualitária, porque iguala todos os homens se dando igual para todos. As 24 horas do dia são iguais pra todos, não existe uma pessoa que tenha um dia com menos de 24 horas, nem 1 hora com menos de 60 minutos. O tempo se dá para todos da mesma forma, para que ninguém reclame que não existe tempo para isso, não existe tempo para aquilo. O que o ser humano tem é falta de administração do seu tempo.

Quando o ser humano está passando por momentos de prazer o ser humano quer que o tempo pare, quer que aquele tempo se estenda. Quando o ser humano está em momento de desprazer quer que aquele tempo termine. Muitas vezes quer pular de finais de semana em finais de semana para não ter os cinco dias úteis do trabalho que não lhe apetece, ou muitas vezes quando passam por meses sombrios querem que aquele mês seja abduzido do vosso calendário para o mês sucessivo logo se fazer presente.  Isso não sucede, porque o tempo passará custe o que custar. O tempo exigirá a sua vivência, a sua experiência, a sua passagem, pois o tempo que não se vive, o tempo que não se doa, é um tempo que não se permite viver e um tempo desperdiçado é um tempo que não volta. Então é importante que filhos percebam que todo tempo é importante, todo tempo é salutar quando filhos sabem viver este tempo, quando filhos percebem que é o tempo que tem para corrigirem as vossas faltas.

Muitos filhos quando se aproximam os meses de final de ano, quando é natural o relembrar, medir, pesar, avaliar e todas as mensagens passam sempre pelo perdão, pela renovação de votos. Por tudo isso que o Natal e o Ano Novo prometem, muitas vezes filhos por se julgarem amadurecidos dizem que tudo isso só se faz da boca pra fora nos meses natalinos, mas importante seria então que todo o ano fosse vivido assim. E nós perguntamos: Vocês vivem assim?  Pois então se tanto criticam deviriam assim viver.

É importante perceberem que se o comercio vos exige, se o comercio vos insufla é porque Deus permite. E se Deus permite é porque é necessário para que vocês, ao menos neste tempo, exercitem o perdão e a tolerância, para que possam ao menos nestes momentos exercitar e perceberem que poderiam fazê-la presente durante todos os outros 11 meses do vosso ano. Não adianta pularem as datas porque perderam mãe, porque perderam pai, porque perderam filho, porque estão sem emprego, ou sem saúde, ou vão perder alguém. Não querem vivenciar uma data que necessita ser vivenciada simplesmente porque existe, simplesmente porque está ai.  Se não fosse o Natal se não fosse o Ano Novo, seria qualquer outra data que não vos agradaria e deveria ser vivida de forma igualitária.

É importante entenderem que o tempo que não se dá, o tempo que não se vive é um tempo que se jogou fora. Então aproveitemos e percebamos que o tempo é pra ser vivido com a sua sabedoria, com a sua intensidade. Não adianta resmungarem, mal dizerem a Deus, quererem ultrapassar os limites de vossa tolerância e saúde, vivam de acordo como deve ser vivido, com tranquilidade, com amor no coração; porque o tempo passará.  Aceitem para que o tempo passe, aceitem para que o tempo cicatrize, aceitem para que o tempo seja efetivo e seja cauterizador e tempo de crescimento.

Aproveitem todos esses momentos para agradecerem, para serem úteis, porque se é impossível não vive-lo então que seja vivido com alegria, com dignidade, com respeito e com sabedoria.

Graças a Deus.

Mensagem do Boiadeiro Raio de Sol em sessão de Boiadeiros do dia 09 de dezembro de 2016.

Graças a Deus.

A mensagem que Boiadeiro quer deixar pra filhos no dia de hoje, em primeiro lugar Boidadeiro quer agradecer por todas as oportunidades de trabalho que vem recebendo, principalmente nesta casa onde este Boidadeiro tem uma história de trabalho. Então que se agradeça sempre.

Filhos neste momento vão entrar em recesso, este é nosso ultimo dia de trabalho, vamos retornar no próximo mês. Filhos vão descansar, vão estar mais tempo com seus familiares. Que possam aproveitar com sabedoria cada momento em que filhos não estarão presentes aqui, sabedores que a conduta de um médium ou de quem quer que passe por este chão, a disciplina, é sempre a mesma.

Então que filhos estejam harmoniosos, dedicados como sempre, que tenham momentos de lazer, de prazer e de satisfação junto a seus familiares. Não estarão presentes em nossa casa, mas sabem que no momento em que precisarem podem mentalizar toda essa energia e filhos nunca estarão desamparados.

Que possam retornar no próximo ano que irá se iniciar com ainda mais amor, com ainda mais carinho e dedicação, com sua fé fortalecida para que possam assim realizarem o trabalho que vos espera. Boidadeiro pode afirmar a vocês, que será muito trabalho!  Pois então contamos com a presença de cada um aqui, para que possamos juntos realizar este trabalho.

Que Oxalá abençoe a cada um de vocês.

Graças a Deus.

Mensagem do Caboclo Sete Montanhas ao final da sessão de Boiadeiros de 09 de dezembro de 2016.

 Graças a Deus.

Chegamos ao término de mais uma etapa de trabalho. Não chegamos só ao término de uma reunião mediúnica, mas nesse momento estamos encerrando nosso ciclo de trabalho em um ano em que nossos trabalhos tiveram a regência do orixá Oxum, orixá regente do nosso chão, regente do vosso comandante e é por isto que estamos fazendo este encerramento. Filhos têm o costume de encerrarem os trabalhos com o mano Sete Flechas que assume o comando dos trabalhos do terreiro, mais presente no dia-a-dia, cabendo a nós a observação, a diretriz, a coordenação da disciplina da casa, mas hoje vim fazer este encerramento para que filhos tenham a oportunidade de ter esta palavra comigo.

Como disse nosso irmão, não se encerra aqui nossa história, simplesmente estamos respirando para que possamos dar continuidade. Os trabalhos na espiritualidade não têm este ciclo de encerramento como o vosso.  Prosseguem todos os afazeres na espiritualidade e vocês também, de acordo com vossas necessidades e habilidades, também são convocados ao trabalho mediúnico na espiritualidade. Daí sempre alertamos a vocês sobre a constância da disciplina de pensamentos, de ações, porque tudo isso cria o ambiente de vossa aura. Vossos pensamentos, vossos desejos, vossas buscas de afazeres ou de descanso ou seja o que for que o homem se envolva emocionalmente, dá o tom, dá o colorido que o torna capaz ou a fim dessa ou daquela atividade espiritual.

Então é importante, se vosso desejo é o progresso, se vosso desejo é o crescimento aliem-se a tarefas desse teor. Isso não quer dizer que vão se isolar do mundo e deixar de viver, mas que viverão com equilíbrio, viverão com tranquilidade. Esse período de afastamento visa vocês estarem em contato com a vossa família, porque a Umbanda não tem a facilidade de filhos estarem onde estiverem e praticarem a vossa religião. Filhos quando se filiam a uma casa, têm um compromisso, uma afinidade energética com aquela casa. Nem sempre a família entende isso, nem sempre o companheiro, a companheira ou os filhos vos dão essa liberdade, mas é importante filhos entenderem que a religião não tem a função de dividir a família, ela tem a função de vos tornar conscientes de vossa missão com vossa família. Então é vossa função também através de vossas atitudes transmitirem as mensagens que recebem aqui dentro.  Não é fazer uma lavagem cerebral nas pessoas, não é incutirem neles as atitudes e o amor que vocês têm por sua casa, mas demonstrar a transformação positiva que esta prática vos faz e através disso traduzirem para eles, porque a própria lei da sintonia fará com que pessoas afins a vocês e à casa se aproximem ou pelo menos respeitem tudo isso, mas é do médium, é do religioso que parte a postura assertiva, altruísta, positiva de fazer com que isso aconteça. E também é importante saberem que trabalho não se realiza só aqui dentro, trabalho se realiza principalmente lá fora.

Aqui filhos angariam a força, a paz, o conhecimento, fortalecem o alicerce, mas é lá fora que filhos praticam, é lá fora que está vossa vida. É lá fora que filhos necessitam viver, é lá fora que filhos necessitam evoluir, porque aqui dentro é muito fácil sintonizar-se com o que é bom, com o que é justo, com o que é sagrado. O ambiente vos propicia, vos induz a isso. Mas é lá fora quando encontram-se consigo mesmos, quando encontram-se com vossos desassossegos, com vossas dúvidas; é lá fora que se exercita isso através da sintonia que criam aqui dentro. Então filhos podem dizer: É muito fácil Caboclo dizer isto! Sim, reconheço que é muito fácil dizer isto, mas se fosse fácil filhos, qualquer um faria.

É importante filhos saberem que não é um pequeno golpe do martelo na pedra que cria uma obra de arte. É necessário vários golpes, várias marteladas, vários dias com as mãos calejadas sangrando, os olhos com poeira, tudo isso demonstra o esforço do artista em criar a sua obra e assim são as obras de Deus. Não é um pequeno tropeço lá fora e o reconhecimento dele que vos fará aptos aos Céus, não. São vários tropeços, vários arrependimentos, insistir na atitude correta é tudo isso que vos angariará a simpatia da espiritualidade protetora e sábia e que vos alçará aos voos que filhos tanto almejam.

E é só o sofrimento que nos lapida Caboclo? Não filhos!  Passa que o sofrimento é um retorno de atitudes dessa ou de outra vida, mas nem tudo está em outra vida. Muitas vezes criamos nesta vida os nossos retornos. E não se evolui só na dor, a dor existe porque se busca. Se evolui também na alegria, se evolui também na paz. Então busquem a alegria, busquem a paz e também conseguirão o crescimento e a força para seguir adiante. É importante filhos saberem que a hora de ser feliz é agora.  Se filhos sabem que existe algo além do túmulo, se filhos sabem que quando vão não se modificam, se quando vão levam consigo tudo aquilo que são, não é um cerrar de olhos materiais que vos dá luzes espirituais. Aos abrirem os olhos espirituais depois de fecharem os materiais seguirão tal qual aqui estiveram. Então se cultivarem antes da partida todo bem estar que buscam, estarão em bem estar quando partirem.  Então a hora de ser feliz é agora, a hora de ser útil é agora, a hora de perdoar é agora, a hora de fazer tudo que tem que ser feito é agora.

Deus não é um Deus de promessa, Deus é um Deus de ação.  Vamos agir, vamos sacudir a poeira do medo, do receio, para que possamos nos libertar de todas essas manias e mitos de que temos que sofrer para ser feliz.

É esta a mensagem que temos para vocês. Que possam se afastar do terreiro, mas com a sabedoria e com a certeza de que lutaram o bom combate. Ninguém busca o erro, ninguém erra porque quer.  Só erra quem trabalha, mas ao mesmo tempo não vistam a carapuça e o uniforme do erro se escondendo atrás dele para não evoluir.  Se sabem onde está o erro, se sabem onde podem errar, têm condições e responsabilidade de evitá-lo.  A espiritualidade é sábia. Deus é bom, mas Deus é justo.  Então na matemática de Deus um erro não justifica o outro e um acerto não cobre um erro, porque todo erro tem que ser reparado.

É para a responsabilidade e para a luta constante que convocamos vocês.  Oxum vos trouxe um ano onde puderam olhar-se no espelho, onde puderam encontrar-se com vossos medos, vossos defeitos, vossas tristezas, com vossos vícios. Oxum no seu espelho não mostrou só a vaidade, mas mostrou também aquilo que necessitamos encarar e isso Oxum fez com cada um aqui presente.

Pois então que venha um ano regido por Exu que é o Orixá da disciplina.  E que possamos através dela limpar a imagem do nosso espelho para que possamos ainda mais em comunhão com nossa missão fazer valer a encarnação para a qual viemos convocados e também aceitarmos a missão de aqui estarmos.  Ninguém nasce na família errada, ninguém escolhe o cônjuge errado, ninguém tem um filho errado, ninguém perde um filho porque Deus é mau. Em tudo que vem ao vosso encontro existe um porque, existe uma razão.  Se não a encontraram agora não adianta buscar porque a resposta virá ao seu tempo e com vosso amadurecimento. Busca de respostas que não existem é desculpa para o ócio.  Se a resposta ainda não chegou é porque ainda não estão prontos para ouvi-la.  Tão somente sigam trabalhando, sigam aceitando-se, mas modificando-se.  Porque ninguém modifica ninguém, cada um é que modifica a si, cada um é que busca a própria melhora e é isso que faz com que a lei da sintonia funcione.   Filhos estão exatamente onde precisam, onde buscaram, onde tem que estar. E se aqui estão, trabalho há pra fazer e muito como vos disse o nosso mano Boiadeiro e que venha o trabalho. Que venha com boa vontade, com venha com perseverança, que venha com vitória, porque a vitória pertence a quem a busca.

Então que Exu nos ilumine no próximo ano, que abra os caminhos para o progresso e para a felicidade, porque o homem não veio ao mundo para o sofrimento, o homem veio ao mundo para viver e a vida é uma escolha. Então que possamos escolher o lado positivo e feliz da vida.

Graças a Deus.