Por ser o orixá das doenças contagiosas, das dores, do desconforto, da morte e também da cura, Omulu é o mais temido de todos os deuses africanos. É também conhecido pelo título de Obaluaiê, expressão formada pela junção de três palavras: Obá (rei) + Olu (senhor) + Aiyé (terra) e que significa “Rei e Senhor da Terra”.
Omulu é Obaluaiê, é o Rei e Senhor da Terra, é a própria terra, está intimamente ligado à terra e às suas camadas interiores. Esta sua ligação com o interior da terra lhe dá uma íntima relação com o fogo que domina as camadas mais profundas do planeta, que movimenta e forma a lava dos vulcões. Devastador como as epidemias, as febres, as convulsões e como os tremores de terra, Omulu ficou conhecido como “orixá que mata e come gente” em uma alusão sua ligação com a morte e com a terra que consome o corpo.
Orixá cercado de mistérios, sua saudação é Atotoó! O que significa: “Silêncio!” Segundo a lenda nasceu com o corpo coberto de feridas e por isto sua mãe, Nanã, o entregou à Iemanjá para que esta o criasse. Iemanjá tratou e curou seus ferimentos, o criou e o transformou em um grande e hábil guerreiro. Omulu se cobre com uma roupa de palha da costa, chamado azê que guarda mistérios inexplicáveis para os simples mortais e que indica a existência de algo que deve ficar em segredo. Desvendar o azê, seria o mesmo que desvendar os mistérios de Omulu pois, embaixo da palha da costa, ele guarda os segredos da morte e do renascimento.
O culto a Omulu é anterior à Idade dos Metais, por isto ele tornou-se o médico dos pobres pois muito antes do advento da ciência ele já salvava a vida dos desvalidos. Omulu é o orixá das doenças, mas também detém o poder de sua cura. Sincretizado com São Roque e com São Lázaro, é homenageado nos dias 16 de agosto e 17 de dezembro respectivamente.
As pessoas acostumaram-se a lembrar de Omulu como o orixá das doenças e esqueceram-se de que ele é também um orixá de riqueza e prosperidade, de acordo com um de seus oriquis (versos sagrados) Omulu “dorme sobre o dinheiro e mede suas pérolas em caldeirões”. O respeito ao poder de Omulu é demonstrado na tradução de um de seus oriquis (versos sagrados)
Obaluaiê: Rei, Senhor da Terra
Para o qual não podemos olhar,
Mas que nos olha todo o tempo.
Orixá de muitas cabaças,
Onde carrega feitiços para nos curar.
Orixá que mata e come gente.
Respeitamos e cultuamos Omulu,
O filho do senhor, o senhor da sorte,
Da riqueza, da fartura,
Oh Terra! Em ti nos prostramos.
Levamos nossa cabeça ao chão
Para pedir saúde a Omulu,
Para pedir vida à Terra
Atotoó!
Outros Orixás
Gostei muito de ver estes arquivos.
Muitos esclarecedores e enriquecedoras as informações contidas neles.
Obrigado, eu tenho seu OMULU comigo.
Tô em processo de desenvolvimento.
Gostaria de saber se Omulu,pode curar a coluna,pois eu fiz quatro cirurgias na coluna e ainda não ando OK.
Como posso pedir a cura da coluna Lombar e Dorsal a OMULU ???. Agradeço desde já.
Cláudio Alberani.
Olá Claudio,
Omulu é o orixá de todas as doenças, das dores, da febre, do mal estar e a missão de Omulu é nos ensinar através da dor. Omulu nos ensina a aceitar a dor, a descobrir o que a enfermidade e a limitação estão nos ensinando. Toda enfermidade traz um ensinamento assim como toda perda.
Eu sugiro que ao mesmo tempo em que pede a cura da sua coluna busque descobrir o que esta enfermidade pode te ensinar. Aceitação da limitação e que não temos o controle de tudo? Humildade? Aprender a esperar? Aprender a pedir? Disciplina alimentar e busca de peso e posturas ideiais? Só você e Omulu poderão saber.
Não perca sua fé e saiba que Omulu já está operando em você. Siga estritamente as recomendações médicas ao mesmo tempo em que se cuida espiritualmente. Sugiro também obter em uma casa de artigos religiosos uma coluna de cera e coloque embaixo da sua cama junto com uma espada de são Jorge (planta) do tamanho da sua coluna. Deixe ali por 13 dias e em todos os dias peça para Omulu o alívio do seu problema. Ao final dos 13 dias deposite a coluna de cera no cruzeiro de uma igreja e acenda uma vela para Omulu. A planta você vai plantar e cuidar para que esteja sempre viva e saudável e refletindo vigor para sua coluna.
Não deixe de se cuidar pela medicina tradicional em nenhum momento.