Tempo é o senhor das estações do ano; quando ligado ao tempo meteorológico é o regente das mutações climáticas e quando ligado ao tempo cronológico é o regulador do próprio tempo. Tempo está sempre em movimento, entre uma e outra extremidade dos pólos. Ora está em Exu – equilíbrio negativo do universo – ora está em Oxalá – equilíbrio positivo do universo – ora intermédio entre um pólo e outro. Tempo é equilíbrio e desequilíbrio, ao mesmo tempo. Ele é o segundo, o minuto, a hora.
Está intimamente ligado ao número quatro. Quatro é o número da terra; quatro foram os dias que Olorum levou para criar o mundo; a cada dia Olorum criou quatro Odus – no total de dezesseis; quatro são as estações do ano: Verão, Inverno, Outono e Primavera; quatro são os elementos da natureza: Fogo, Água, Terra e Ar.
Tempo é reverenciado como o pai do banho (Maionga) que vai purificar o corpo dos seguidores e iniciados do culto, no momento de maior energia e vibração deste orixá.
Tempo está ligado ao meio ambiente, pois, qualquer choque ambiental tem a sua regência. Ligado intimamente aos quatro elementos da natureza, Tempo viaja por todos eles, num movimento constante, alterando infinitamente o tempo. Sem este movimento, viveríamos o mesmo segundo sempre. Com o tempo parado, não poderia existir vida de nenhuma espécie.
A este orixá, também chamado de Kitembo, foi designado o controle do ambiente, a passagem dos segundos, minutos e horas, dando sentido aos dias, semanas, meses, anos, décadas, séculos e milênios. Ele é o próprio nome: Tempo.
Tempo rege as estações do ano, ele é o responsável pela passagem de uma para outra. Está ligado ao frio, ao calor, à seca, às tempestades, ao ambiente pesado e ao ambiente agradável.
Tempo é outono: Período de mudanças das plantas, dos ventos fortes, do clima meio nublado, sem beleza, mas de fundamental importância para o surgimento de um novo ciclo de vida.
Tempo é inverno: Período de frio, chuvas permanentes, ambiente gelado e úmido.
Tempo é verão: Período de forte calor, de sol escaldante, de seca e estiagem.
Tempo é primavera: Período da beleza das plantas, do nascimento e desabrochar das flores, do clima agradável, do frio gostoso e do sol morno, sadio; período em que a natureza é mais colorida e mais bela de se ver.
Tempo é o passeio por todas estas estações. Ele se encanta na mudança brusca do clima, do popular: “Sol e Chuva, casamento de viúva”. Tempo é mudança radical e mudança proporcional do clima.
Kitembo é a escala do tempo, por isso sua ferramenta é uma escada, em referência ao crescimento do tempo em nossa volta. É a energia em constante deslocamento nos quatro pontos cardeais: Norte, Sul, Leste e Oeste.
Intimamente ligado a Oxalá e Omulú, rege o espaço de tempo existente entre o nascimento e a morte. É sincretizado com São Francisco de Assis e sua saudação é Zara Tempo Tempoió!