Sessão de 03 de outubro – Amaci


Com a licença de Ossãe!

O amaci é um dos rituais mais importantes dentro do desenvolvimento mediúnico na Umbanda. É um preparado de ervas quinadas com o qual se banha o ori e os utensílios de trabalho do iniciado. Feito com ervas específicas pode ser aplicado nos olhos caso se esteja querendo desenvolver a vidência e a intuição. Pode também ser ingerido para que desta forma atue externa e internamente no médium, pois a mistura de seus componentes é benéfica tanto para a composição mediúnica como para a composição material.

No amaci não entram elementos animais como sangue ou vísceras, pois a Umbanda não faz uso destes materiais por considerar que o sangue vegetal substitui o sangue animal. Desaconselhamos a adição de bebidas alcoólicas, pois o orixá está presente na folha, na seiva em seu estado bruto e não no produto destilado. O amaci é um preparado impregnado de axé e ele transmite este axé para todo objeto que por ele passe, por isto colares, ferramentas, todos os apetrechos de ritual recebem o banho de amaci.

No alto e no centro da cabeça, a região correspondente ao chacra coronário, é o local onde temos a principal ligação com nosso orixá. Ao aplicarmos no ori (ori quer dizer cabeça), o amaci composto com as ervas correspondentes ao nosso orixá, estamos potencializando, dinamizando e fortalecendo a energia do orixá ali contida.

O preparo do amaci obedece a um ritual específico. É necessário resguardo sexual para quem o prepara e para quem vai recebê-lo, as ervas precisam ser frescas e colhidas sob a influência lunar ou solar corretas. Folhas e flores são colhidas durante a lua crescente ou cheia, raízes na lua minguante, ervas lunares são colhidas antes do nascer do sol, ervas solares são colhidas antes do por do sol. É necessária uma oferenda a Ossãe pedindo licença para a manipulação das folhas e para que o axé da planta seja liberado, pois sem a permissão de Ossãe o amaci não tem efeito algum.

Ao iniciarmos o preparo do amaci proferimos as seguintes palavras:

– Para consagrar o amaci que será aplicado no ori: Agô Ossãe Baba mi. Ewe asé ori o ajeum. (Com a licença de meu pai Ossãe, que o axé da folha fortaleça (alimente) a cabeça).

– Para consagrar o amaci que será aplicado no Jogo de Búzios: Agô Ossãe Baba mi. Ewe asé cauri o ajeum (Com a licença de meu pai Ossãe, que o axé da folha fortaleça (alimente) o búzio).

Cada planta é regida por um ou mais orixá, desta forma o amaci será consagrado a este ou aquele orixá de acordo com as ervas que o compõe. Pode-se fazer um amaci direcionado para cada médium de um terreiro, bastando utilizar para cada um as folhas dos respectivos orixás. Entretanto, visando a praticidade e a simplicidade do ritual pode-se fazer o amacicom folhas pertencentes a Oxalá e que podem ser aplicadas em qualquer ori sem restrições e obtendo-se o mesmo efeito de um amaci direcionado, basta seguir a correta utilização e combinação de ervas.

Para a magia africana, as ervas são divididas em grupos de ervas masculinas e ervas femininas. Ervas masculinas têm folhas de formato alongado como a espada de São Jorge, a cana do brejo e a mangueira. Plantas femininas têm folhas arredondadas como a vitória régia, o boldo e o saião. Os grupos masculino e feminino, por sua vez se subdividem em dois grupos cada um. Existem ervas “frias” que acalmam ou esfriam o orixá (chamadas de ervas èrò) e existem ervas “quentes” que despertam ou esquentam o orixá (chamadas de ervas gún), desta forma para a composição do amaci temos 04 grupos de ervas:

–                     Ervas femininas frias (èrò)

–                     Ervas femininas quentes (gún)

–                     Ervas masculinas frias (èrò)

–                     Ervas masculinas quentes (gún)

A título de informação adicional, observamos que as ervas também se subdividem entre os 04 elementos: água, terra, fogo e ar. Ervas de água e ar, em geral, são frias (èrò) e ervas de fogo e terra, em geral, são quentes (gún).

O objetivo do amaci é harmonizar o médium com seu orixá. Desta forma procura-se misturar o mesmo número de folhas quentes e frias, masculinas e femininas, visando um equilíbrio entre os pólos positivo e negativo para não esquentar ou esfriar demasiado o orixá. O número de ervas que compõe o amaci costuma ser 16, onde 08 são ervas básicas comuns a qualquer amaci, e as outras 08 referentes ao orixá que se queira manipular, sempre obedecendo ao número equilibrado de ervas masculinas e femininas, frias e quentes, visando o equilíbrio através da combinação dos opostos.

Ervas fixas do amaci:

ERVA GÊNERO QUALIDADE ELEMENTO EFEITO
Peregum masculina quente (gún) terra Induz à incorporação
Oriri de Oxum feminina fria (èrò) água Fertilidade, prosperidade
Cana do Brejo masculina quente (gún) terra Facilita a incorporação
Agrião do Pará feminina fria (èrò) água Catalisadora da ação das outras ervas
Colônia masculina fria (èrò) terra Propicia harmonia entre o orixá e o médium.
Algodão feminina quente (gún) ar Simboliza a fecundação, a fertilidade.
Rama de leite masculina quente (gún) terra Facilita o transe  mediúnico.
Salsa de praia feminina fria (èrò) água Facilita o transe mediúnico.

As ervas do quadro acima formam a base de qualquer amaci; as outras ervas que irão compor o amaci seguem a mesma combinação em igual proporção de ervas masculinas, femininas, frias e quentes.