Com a licença de Ossãe!
O amaci é um dos rituais mais importantes dentro do desenvolvimento mediúnico na Umbanda. É um preparado de ervas quinadas com o qual se banha o ori e os utensílios de trabalho do iniciado. Feito com ervas específicas pode ser aplicado nos olhos caso se esteja querendo desenvolver a vidência e a intuição. Pode também ser ingerido para que desta forma atue externa e internamente no médium, pois a mistura de seus componentes é benéfica tanto para a composição mediúnica como para a composição material.
No amaci não entram elementos animais como sangue ou vísceras, pois a Umbanda não faz uso destes materiais por considerar que o sangue vegetal substitui o sangue animal. Desaconselhamos a adição de bebidas alcoólicas, pois o orixá está presente na folha, na seiva em seu estado bruto e não no produto destilado. O amaci é um preparado impregnado de axé e ele transmite este axé para todo objeto que por ele passe, por isto colares, ferramentas, todos os apetrechos de ritual recebem o banho de amaci.
No alto e no centro da cabeça, a região correspondente ao chacra coronário, é o local onde temos a principal ligação com nosso orixá. Ao aplicarmos no ori (ori quer dizer cabeça), o amaci composto com as ervas correspondentes ao nosso orixá, estamos potencializando, dinamizando e fortalecendo a energia do orixá ali contida.
O preparo do amaci obedece a um ritual específico. É necessário resguardo sexual para quem o prepara e para quem vai recebê-lo, as ervas precisam ser frescas e colhidas sob a influência lunar ou solar corretas. Folhas e flores são colhidas durante a lua crescente ou cheia, raízes na lua minguante, ervas lunares são colhidas antes do nascer do sol, ervas solares são colhidas antes do por do sol. É necessária uma oferenda a Ossãe pedindo licença para a manipulação das folhas e para que o axé da planta seja liberado, pois sem a permissão de Ossãe o amaci não tem efeito algum.
Ao iniciarmos o preparo do amaci proferimos as seguintes palavras:
– Para consagrar o amaci que será aplicado no ori: Agô Ossãe Baba mi. Ewe asé ori o ajeum. (Com a licença de meu pai Ossãe, que o axé da folha fortaleça (alimente) a cabeça).
– Para consagrar o amaci que será aplicado no Jogo de Búzios: Agô Ossãe Baba mi. Ewe asé cauri o ajeum (Com a licença de meu pai Ossãe, que o axé da folha fortaleça (alimente) o búzio).
Cada planta é regida por um ou mais orixá, desta forma o amaci será consagrado a este ou aquele orixá de acordo com as ervas que o compõe. Pode-se fazer um amaci direcionado para cada médium de um terreiro, bastando utilizar para cada um as folhas dos respectivos orixás. Entretanto, visando a praticidade e a simplicidade do ritual pode-se fazer o amacicom folhas pertencentes a Oxalá e que podem ser aplicadas em qualquer ori sem restrições e obtendo-se o mesmo efeito de um amaci direcionado, basta seguir a correta utilização e combinação de ervas.
Para a magia africana, as ervas são divididas em grupos de ervas masculinas e ervas femininas. Ervas masculinas têm folhas de formato alongado como a espada de São Jorge, a cana do brejo e a mangueira. Plantas femininas têm folhas arredondadas como a vitória régia, o boldo e o saião. Os grupos masculino e feminino, por sua vez se subdividem em dois grupos cada um. Existem ervas “frias” que acalmam ou esfriam o orixá (chamadas de ervas èrò) e existem ervas “quentes” que despertam ou esquentam o orixá (chamadas de ervas gún), desta forma para a composição do amaci temos 04 grupos de ervas:
– Ervas femininas frias (èrò)
– Ervas femininas quentes (gún)
– Ervas masculinas frias (èrò)
– Ervas masculinas quentes (gún)
A título de informação adicional, observamos que as ervas também se subdividem entre os 04 elementos: água, terra, fogo e ar. Ervas de água e ar, em geral, são frias (èrò) e ervas de fogo e terra, em geral, são quentes (gún).
O objetivo do amaci é harmonizar o médium com seu orixá. Desta forma procura-se misturar o mesmo número de folhas quentes e frias, masculinas e femininas, visando um equilíbrio entre os pólos positivo e negativo para não esquentar ou esfriar demasiado o orixá. O número de ervas que compõe o amaci costuma ser 16, onde 08 são ervas básicas comuns a qualquer amaci, e as outras 08 referentes ao orixá que se queira manipular, sempre obedecendo ao número equilibrado de ervas masculinas e femininas, frias e quentes, visando o equilíbrio através da combinação dos opostos.
Ervas fixas do amaci:
ERVA | GÊNERO | QUALIDADE | ELEMENTO | EFEITO |
Peregum | masculina | quente (gún) | terra | Induz à incorporação |
Oriri de Oxum | feminina | fria (èrò) | água | Fertilidade, prosperidade |
Cana do Brejo | masculina | quente (gún) | terra | Facilita a incorporação |
Agrião do Pará | feminina | fria (èrò) | água | Catalisadora da ação das outras ervas |
Colônia | masculina | fria (èrò) | terra | Propicia harmonia entre o orixá e o médium. |
Algodão | feminina | quente (gún) | ar | Simboliza a fecundação, a fertilidade. |
Rama de leite | masculina | quente (gún) | terra | Facilita o transe mediúnico. |
Salsa de praia | feminina | fria (èrò) | água | Facilita o transe mediúnico. |
As ervas do quadro acima formam a base de qualquer amaci; as outras ervas que irão compor o amaci seguem a mesma combinação em igual proporção de ervas masculinas, femininas, frias e quentes.